Encontro de Teatro Lambe Lambe da Zona Leste de São Paulo.
Historia de Leo
Ismine Lima
Os Magos das caixinhas Sergio Biff e Hermes Perdigão
O encontro aconteceu em Novembro de 2015, na sede do Grupo Malacaixeta que organizador o Encontro. com a presença de caixeiros de todo Brasil e a ilustre presença da criadora do Teatro Lambe Lambe, Ismine Lima de Salvador.
PRIMEIRO ENCONTRO DE CAIXEIROS EM BLUMENAU
3ª FESTEJO MUNDIAL EM REDE
FURB - 30 DE SETEMBRO DE 2015
O LAMBE LAMBE EM BLUMENAU
Em 1995 o bonequeiro Antônio, apresentou para nós do Grupo “Pois é... EntãoTá!” (na época Grupo Canhoto), o Teatro Lambe Lambe. Antônio Bonequeiro construiu sua primeira caixa com Denise Santos uma das inventoras dessa nova modalidade de teatro de bonecos por ocasião de uma oficina na Aldeia de Arcozelo no Rio de Janeiro. Logo após conhecer a novidade trazida por Antônio, ficamos interessados em ter um brinquedo com a mesma linguagem. Então mergulhamos na invenção e criamos nossas primeiras Caixas de Teatro Lambe Lambe.
Sobre o Teatro Lambe Lambe Álvaro Apocalyse, fundador do Grupo Giramundo, um dos maiores grupos de teatro de bonecos do Brasil, escreveu: “A última grande invenção do teatro de animação no mundo, o Teatro Lambe-Lambe é uma das várias manifestações das quais se constituem o Teatro de Animação Contemporâneo. Assim, o Lambe Lambe é um espetáculo que acontece no invólucro de uma caixa, um mini teatro para um único espectador. Através de um furo na caixa, o público pode experimentar a confidência de um mundo paralelo, uma experiência imagética e poética. Tornando possível, de maneira simples e breve, transpor a realidade cotidiana para um universo metafórico, imaginado. Olhar por uma pequena janela, adentrar a caixa, um encontro com o interno, revelação do que está apropriadamente guardado, um segredo compartilhado”.
MOSTRA DE LAMBE LAMBE DE JOINVILLE
PEDRO BONECO, VALERIA ROJAS, DANI DANTAS, JÔ FORNARI, MANU MALÀN
NA 1ª MOSTRA DE TEATRO LAMBE LAMBE DE ITAJAI - AGOSTO/2011
Essa linguagem é de origem remota com registros no antigo oriente, reaparecendo no Brasil na década de 90 tendo presente em Mostras e Festivais de Formas Animadas sob a forma de Teatro de Lambe-Lambe, uma nova modalidade de teatro de animação contemporâneo, criada no nordeste brasileiro em 1989 por Iasmine Lima e Denise Santos inspiradas no trabalho de fotógrafos de rua que trabalhavam em praças e parques de várias cidades do Brasil no início do século XX. Originalmente, estes fotógrafos utilizavam máquinas, em forma de caixa, onde o processo de revelação consistia em lamber o negativo. O Teatro Lambe Lambe, em 2010, recebe o 1º lugar no Prêmio Cultura Viva - Cultura e Comunicação, na Categoria Grupo Informal.
CAIXINHA COM A MICRO PEÇA: "HISTORIA DE LEO"
DE PEDRO BONECO